Apresentação

Trata-se de reuniões de especialistas, cientistas da água, por convites aproximadamente 60 e profissionais, gestores e usuários, voluntários, aproximadamente 60, nacionais e estrangeiros. Duração: 3 dias, cada dia iniciando com um roteiro, apresentação base, painéis interdisciplinares, baseados em estudos de futuro, especificamente relacionados ao tema ÁGUA.

Na segunda parte, cada dia inclui duas sessões de diálogos facilitados, com técnicas de dinâmicas de grupo, facilitadores especializados, que tem por finalidade produzir um plano de ação em função dos objetivos esperados. Ao final dos dois primeiros dias, serão apresentados os avanços, e no terceiro dia, o fechamento ocorrerá no Fórum de Líderes Intercontinentais na programação final do O2017 e do Diálogo.

A última sessão é constituída por dois painéis que apresentam os posicionamentos de renomeados especialistas mundiais sobre as mudanças de paradigma na gestão da água, visando antecipar, com ferramentas de modelagem e uma nova abordagem de planejamento, as quais serão os cenários futuros do mundo, e particularmente, das bacias, ao respeito da questão da segurança hídrica e a sustentabilidade. O horizonte de desenho dos cenários é 2050, com um ponto de checagem temporário à 2030. Para isso, o “futuro da água” podem ser desenhados, fazendo uma reflexão sobre as necessidades da humanidade com segurança hídrica, e assim trilhar o rumo certo para um futuro seguro, e quais serão as soluções e barganhas necessárias para tanto através desses caminhos ou trajetórias. Serão discutidos, ainda, os desafios das mudanças climáticas que necessariamente obrigam a fazer essas barganhas, para adaptar as atitudes, as infraestruturas necessárias, e o aprimoramento do arcabouço da governança para fazer possível o futuro desejado para a humanidade, na sua relação harmoniosa com a natureza, com equidade, e de forma sustentável. Ao final, os líderes terão a oportunidade de interagir com o público através de perguntas e respostas, conduzidas e apoiadas por um moderador.

Justificativa

O endereçamento de questões ambientais tais como: água (captação, disponibilização, uso e reuso), gerenciamento de resíduos: origens (coleta e descarte), poluição (ar, água e solo), gestão de recursos naturais (utilização, preservação, conservação e revitalização), energia (fontes e impactos ambientais das tecnologias disponíveis) entre outras,  estão modificando métodos e processos de produção e hábitos de uso e consumo por força de legislação e normas nacionais e internacionais.

O que hoje são diferenciais competitivos, produzir ecologicamente correta, utilizar fontes de energias renováveis,  racionalizar e otimizar o uso de energia, água e outros recursos naturais, em curtíssimo prazo passarão a ser fatores determinantes de sobrevivência e continuidade do ser humano e de suas atividades econômicas. Por absoluta necessidade, novas práticas de produção, consumo e comportamento estão sendo estabelecidos.

Objetivo

Comprometer as lideranças públicas, empresariais e da sociedade civil na discussão de questões relativas ao relacionamento com o meio ambiente e implementação de ações baseadas nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Produção mais Limpa (P+L).

Retorno

  • Para o Setor Público
    • Diálogo com a Sociedade Produtiva e Representativa;
    • Subsídios para a formulação de políticas para fomento ao Desenvolvimento Sustentável;
    • Otimização e redirecionamento de investimentos.
  • Para o Setor Privado
    • Reposicionamento mercadológico;
    • Aumento da competitividade empresarial;
    • Desenvolvimento de oportunidades de negócios e mercados.
  • Para os Participantes
    • Informação e capacitação em assuntos relativos ao Meio Ambiente e Produção mais Limpa;
    • Informação e capacitação em assuntos relativos à Competitividade Empresarial;
    • Desenvolvimento de relacionamentos e negócios.
  • Para os Patrocinadores
    • Imagem institucional;
    • Desenvolvimento de negócios;
    • Oportunidade de vinculação da marca aos temas de Responsabilidade Socioambiental , Produção mais Limpa e Competitividade Empresarial.
  • Para a Sociedade
    • Melhoria do IDH.

Temário 2017/2018

O tema geral é “Sustentabilidade Ambiental Multissetorial”, que trata sobre as questões do uso racional dos recursos naturais, água, produção limpa, negócios sustentáveis, ocupação e uso adequado do solo visando à melhoria da qualidade de vida. 

O seu formato constará de dois painéis com quatro casos exitosos ou projetos inovadores, duas mesas redondas com intervenção da plateia e duas apresentações de eco arte cultura. 

TEMÁRIO 2017 / 2018

Data

Horário

Local

Tema Central

26 de maio de 2017

8h ás 18h30min

Auditório BNB

Governança da Água no Semiárido Brasileiro na Perspectiva da Produção Agrícola e o Abastecimento de Fortaleza
25 de maio de 2018 A definir

 

Objetivo

Tratar sobre as mudanças de paradigmas na gestão da água, no contexto das mudanças globais e climáticas, através de novas formas de planejamento baseadas na antecipação do futuro para a gestão sustentável da água, nos nexos da segurança hídrica, energética, social, alimentar, ecossistêmica, e na construção de cenários a 2050, com uma verificação intermedia em 2030 para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, estabelecidos pelos países através das Nações Unidas.

JUSTIFICATIVA

Os equívocos do modelo de desenvolvimento que foram adotados pela maioria dos países, a partir da pós segunda guerra mundial, associados a processos históricos que nos distanciaram da proteção, para dominação da natureza, nos levaram a uma minimização da essencialidade da água.

PUBLICO ALVO

Cientistas , gestores e usuários da água

RESULTADOS PREVISTOS

Estabelecer uma COP (“community of practice” – núcleo de pensamento estratégico) sobre o tema de FUTUROS DA ÁGUA E SOLUÇÕES para o Brasil, composto de uma massa crítica de pesquisadores, instituições e colegiados responsáveis pela gestão das águas nas esferas federal, estadual, e dos comitês de bacia, setor privado e o terceiro setor com interesse na questão da água, e, muito importante, dos setores dos usuários (incluindo o espelho institucional, de pesquisa, e interessados patronais, etc.)

Incluir instituições de pesquisa do Brasil interessadas nos estudos do futuro no país nos esforços e das instituições comprometidas com as iniciativas globais e regionais, coordenadas respectivamente pelo IIASA e RIRH, para adiantar a construção de narrativas e definição de trajetórias que conduzam aos futuros desejados para a gestão da água nos horizontes 2030 e 2050, em harmonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizado pela ONU.

Programação

COMPONENTES

Coordenadores


CIENTISTAS, GESTORES E USUÁRIOS DA ÁGUA

Nome Instituição Função Estado País
Antônio Rocha Magalhães CGEE Assessor Técnico Distrito Federal Brasil Saiba Mais
Eduardo Savio Passos Rodrigues Martins FUNCEME Presidente Ceará Brasil Saiba Mais
Eudoro Walter de Santana Instituto de Planejamento de Fortaleza Superintendente Ceará Brasil Saiba Mais
Exemplo B de particpante Teste de instituição Teste Função SP Brasil Saiba Mais
Exemplo C de particpante Teste de instituição Teste Função CE Brasil Saiba Mais
Exemplo D de particpante Teste de instituição Teste Função SP Brasil Saiba Mais
Exemplo de participante Teste de instituição Teste CE Brasil Saiba Mais
Fernando Antonio Carneiro Feitosa Serviço Geológico do Brasil - CPRM Hidrogeólogo Pernambuco Brasil Saiba Mais
Francisco de Assis Matos de Abreu Universidade Federal do Pará Professor , PhD Pará Brasil Saiba Mais
Francisco de Assis Souza Filho Universidade Federal do Ceará Professor , PhD Ceará Brasil Saiba Mais
Francisco José Coelho Teixeira Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará Secretário Ceará Brasil Saiba Mais
Francisco Lopes Viana CENTEC Presidente Ceará Brasil Saiba Mais
Francisco Viriato de Saboya Neto Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará Presidente Ceará Brasil Saiba Mais
Helder dos Santos Cortez Companhia de Água e Esgoto do Ceará Diretor Unidade de Negócio do Interior Ceará Brasil Saiba Mais
Hypérides Pereira de Macêdo IBI Eng. e Consultoria Presidente Ceará Brasil Saiba Mais
Itabaraci Nazareno Cavalcanti Universidade Federal do Ceará Professor , PhD Ceará Brasil Saiba Mais
João Lúcio Farias de Oliveira Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos Presidente Ceará Brasil Saiba Mais
Marcos Airton de Sousa Freitas Agência Nacional de Águas Especialista em Recursos Hídricos Distrito Federal Brasil Saiba Mais
Maria do Carmo Zinato Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos - IBEASA Especialista em Recursos Hídricos Distrito Federal Brasil Saiba Mais
Milton Antônio da Silva Matta Universidade Federal do Pará Professor , PhD Pará Brasil Saiba Mais
Nizomar Falcão Bezerra Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará Coordenador Estadual de Irrigação Ceará Brasil Saiba Mais
Paulo Afonso Romano Serviço Geológico do Brasil - CPRM / Fórum do Futuro Assessor da Diretoria de Relação Institucional Distrito Federal Brasil Saiba Mais
Silvio Carlos Ribeiro Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará Diretor de Agronegócios Ceará Brasil Saiba Mais
Thales de Queiroz Sampaio Serviço Geológico do Brasil - CPRM Assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial Distrito Federal Brasil Saiba Mais
Wilson Cabral de Souza Júnior Instituto Tecnológico de Aeronáutica Professor , PhD São Paulo Brasil Saiba Mais

Local do Evento


Centro de Eventos


Contato

Result Planejamento e
Organização de Eventos

85. 9.8970.8920

85. 9.8893.8955

marketing@resultonline.com.br

result@resultonline.com.br

FICHA DE INSCRIÇÃO Diálogo do Futuro da Água no Brasil


Preencha todos os campos corretamente

FICHA DE INSCRIÇÃO CASOS EXITOSOS PAINEL


Preencha todos os campos corretamente

Max file size is 4 MB.