Este trabalho enfocará os aspectos gerais da Hidrogeologia do Estado do Ceará, situado na região nordeste do Brasil (Figura 1), procurando oferecer ao leitor o entendimento maior das peculiaridades referentes às águas subterrâneas quanto a ocorrência, principais aqüíferos, características gerais dos poços e qualidade da água.

O autor procurou, dentro do possível, compartimentar o Ceará em áreas principais inerentes ao conhecimento técnico e implantação de projetos governamentais. Assim sendo, o texto resulta da experiência e trabalhos apresentados, ou orientados, em Monografias do Curso de Geologia, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, Propostas Técnicas Governamentais, projetos de pesquisa em Hidrogeologia na Universidade Federal do Ceará e trabalhos diversos de consultoria.

A água é um recurso natural essencial à vida, à sobrevivência da espécie humana e ao desenvolvimento socioeconômico. Esse princípio foi expressamente declarado na Carta Européia da Água (Conselho da Europa, França, 1968) e reiterada na Declaração de Dublin, Irlanda (1972), pelas Nações Unidas (Vieira, 1994).

O entendimento da importância que os recursos hídricos representam para a região pode significar a diferença entre o crescimento social, político e econômico para a mesma, ou o atestado claro de compromisso com o subdesenvolvimento e atraso.

Baixe o relatórios aqui

14/09/2006